O deputado Aldo Demarchi (DEM), atual Presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembléia Legislativa, apresentou duas indicações solicitando providências do Governo Federal e Estadual para a retomada dos trens de passageiros.
A indicação 2859 sugere ao Presidente da República a adoção de medidas para agilizar o processo de licitação e o início das obras que permitirão o serviço de transporte de passageiros por trem de alta velocidade São Paulo – Rio de Janeiro.
O parlamentar propôs também, através da indicação nº. 2860, que o Governador do Estado de São Paulo apresente um plano para a recomposição da malha ferroviária estadual para transportes de passageiros através de parcerias com o setor privado. Demarchi recomendou o reinício do funcionamento das linhas de longa distância de trem passageiro, dividindo-se para fins de execução os trechos: São Paulo-Campinas; Campinas – Rio Claro; Rio Claro – Araraquara e Araraquara – São José do Rio Preto.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
“Nos países de primeiro mundo, o transporte de passageiros por trem nunca deixou de existir e atualmente se traduz no meio de transporte mais confortável, seguro e rápido. Ao invés de preservar e incrementar o trem passageiro, o Brasil deixou deteriorar sua rede até o seu quase desaparecimento. É preciso reverter essa situação o mais breve possível e essa retomada deve começar pelo Estado de São Paulo que, por ser o mais populoso da Nação, é o que tem mais urgência em resolver os problemas do transporte de pessoas” justificou o deputado.
“O governo paulista pretende colocar em prática o projeto do Trem Expresso Bandeirantes que interligará São Paulo e Campinas. O Governo Federal, por sua vez, quer implantar o trem de alta velocidade Rio – São Paulo. Estas são iniciativas que sinalizam a preocupação das autoridades em reiniciar o transporte de passageiros por trem como a alternativa mais viável diante dos graves problemas da infra-estrutura viária do país, seja área ou terrestre” concluiu Aldo Demarchi.
Seja o primeiro a comentar