Litorânea Sul no Espírito Santo até 2010

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) vai contratar 4.874 empregados diretos e indiretos até 2010 com a ampliação do Porto de Tubarão, a construção da Ferrovia Litorânea Sul e a implantação da oitava usina de pelotização em Vitória. Os investimentos operacionais somam US$ 4,5 bilhões e serão aplicados até o ano de 2012, conforme o programa de investimentos da CVRD.


O volume de investimentos para construir a ferrovia, a nova usina e modernizar o porto da Capital soma US$ 1,523 bilhão. O programa da Vale, para todo o país, prevê investir US$ 59 bilhões até 2012 e foi anunciado nesta segunda-feira (15), pelo presidente da companhia Roger Agnelli, na Bolsa de Valores de Nova Iorque.


O gerente geral de operação da CVRD, em Vitória, Jair Penido, divulgou a fatia capixaba dos investimentos, no início da tarde desta terça-feira (16). Penido alerta que o Estado pode passar por uma grave escassez de profissionais técnicos nas áreas de mecânica e elétrica. O gerente de operações sugere o que fazer para quem está em busca de uma oportunidade no setor siderúrgico.


“As pessoas que têm o segundo grau deveriam procurar o Senai ou o Senac e buscar credenciamentos em cursos de especialização em mecânica, elétrica e eletro-eletrônica para que elas possam se dispor ao mercado que vai demandar profissionais nessas especialidades. Friso que a demanda será grande nos próximos três, quatro e cinco anos”, alertou.


O ano de 2010 será o ápice das contratações da Vale. É neste ano que os três projetos devem estar sendo executados quase simultaneamente, segundo Penido.


“O empreendimento vai movimentar todo o parque de empresas que prestam serviços para a fabricação e a montagem. São três grandes empreendimentos que demandarão muita mão-de-obra especializada”, frisou.


A nova usina teve o licenciamento aprovado pelo Ibama em junho deste ano. O Conselho Administrativo da Vale deve liberar a aprovação do projeto no início do ano que vem. A construção vai durar 36 meses. A previsão é que sejam produzidos 7,5 milhões de toneladas de pelotas por ano.


A estrada de ferro ainda aguarda o licenciamento do Ibama e a aprovação do conselho. A expectativa da empresa é que as obras comecem no final de 2008. A execução será de 30 meses.


O processo de modernização do Porto de Tubarão, que vai durar até 2009, vai receber cerca de US$ 370 milhões. Especializado no embarque de minério de ferro de pelotas, o pier 1 de Tubarão receberá novos equipamentos, como o quinto virador de vagões, dois modernos carregadores de navios e melhorias operacionais.

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Fonte: Gazeta Online (ES)

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