O diretor de Planejamento e Gestão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Renato Viegas, anunciou as datas previstas para as obras do “Trem de Guarulhos”.
Ele falou ao GuarulhosWeb nesta quinta-feira, dia de encerramento da 10º Feira de Negócios nos Trilhos, que aconteceu no ExpoCenter Norte, em São Paulo desde terça-feira.
Pelo cronograma divulgado, a abertura das consultas públicas começa em dezembro deste ano, o lançamento do edital ocorre no primeiro trimestre de 2008, e a contratação da concessionária vencedora será feita no segundo semestre do ano que vem. Última etapa do processo, o início dos testes com trens já circulando acontecerá no primeiro semestre de 2010.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O novo trem sairá, provavelmente, do bairro do Brás, na capital paulista, com destino ao Parque Cecap (bairro guarulhense próximo ao Aeroporto) e terá, já em 2011, capacidade para transportar 2400 passageiros por hora.
A construção, que aproveitará a linhas F e G do sistema CPTM, será feita a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP), cujo o custo da concessão será de R$ 1,850 bilhão.
“Vamos construir um pólo viário metropolitano. Isso vai ajudar o centro da cidade de Guarulhos, que está muito congestionado”, confirmou. Também será construído um terminal aeroportuário central, que será operado e explorado pela CPTM e Infraero. O “Expresso Aeroporto” percorrerá um total de 31 quilômetros em 20 minutos, com um intervalo de saída entre os trens de 12 minutos.
Durante a feira de Negócios nos Trilhos, a gerente de marketing da Alstom, Mônica de Jesus, apresentou projeto de trem de ligação rápida para aeroportos. O sistema ainda não existe no Brasil, mas já funciona em Arlanda, na Suécia, Atenas, na Grécia, Incheon, na Coréia, poderá fazer a ligação entre centro de São Paulo – Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O trem “Airport Link” pode viajar a mais de 150 km/h e está adaptado para receber passageiros com bagagens, cadeiras de roda e oferecer conforto. “Espero que na minha próxima palestra, São Paulo já tenha seu “Airport Link””, afirmou Mônica.
Seja o primeiro a comentar