De trem pela Europa: livre, leve e solto

Muito por influência do cinema e da literatura no imaginário dos turistas, e muito por conta da atração que os brasileiros endinheirados sentem em viajar com luxo pelo mundo, toda vez que se fala em trem a associação imediata é com o lendário Expresso do Oriente, surgido com toda pompa em 1872 para ligar a Europa ocidental ao Sudeste asiático. Hoje, ele mantém a fama, mas a rota se resume ao trecho Paris-Viena. E, aos poucos, os turistas brasileiros descobrem que, ao viajar de trem pela Europa, podem aliar esse fascínio burguês pelo glamour a uma boa dose de praticidade, rapidez e economia.


Este início de novembro será decisivo para a história da conquista de velocidade dos trens europeus. A partir de amanhã, mais uma etapa de mudanças marca a louvável fase de modernização do maquinário da Inglaterra, da Eurostar – o que significa diminuir a duração de alguns trajetos internacionais.


Para cobrir os 373 quilômetros entre Londres e Bruxelas, utilizando o túnel do Canal da Mancha, a uma velocidade de 300 km/h, por exemplo, a duração será de 1h51, o que significam 20 minutos a menos do que se levava até então. Além disso, também amanhã, Londres muda sua estação de Waterloo para a de Saint Pancras, restaurada e muito mais refinada. Novidades para deixar qualquer turista empolgado.


MIL VANTAGENS


“Sabe qual é a maior vantagem de se viajar de trem pela Europa?”, pergunta o francês Laurent Bijaoui, um dos diretores da empresa Rail Europe, com sede em Paris. “Você desce do trem e já está no meio do burburinho da cidade. As viagens são sempre de um centro urbano para outro.”


A Rail Europe, uma joint venture entre as ferrovias nacionais francesas e suíças, é a empresa responsável pelas vendas – por quase o mundo todo, incluindo o Brasil – das passagens e dos passes múltiplos dos trens europeus.


Para quem não tem desembaraço suficiente com as línguas estrangeiras, sair de casa já com todas as reservas feitas para todos os tipos de trens na Europa, desde os de alta velocidade (TGV na França, Eurostar em Londres, Thalys na Alemanha) até os trens noturnos (Elipsos ou o CityNightLine) e os regionais, é uma vantagem que conta muito a favor dos serviços prestados pela Rail Europe. Na maioria das reservas, você inclusive já marca seu assento.


Se escolher viajar pela Suíça, haverá um atrativo adicional. Basta adquirir um passaporte combinado, o Swiss Travel System, que serve como bilhete único para todos os trens, bondes, ônibus e até barcos que você utilizar pelo país.


ECONOMIA


Os trens noturnos são uma opção decisiva quando, na ponta do lápis, a conta elimina a diária de hotel, já que você vai pernoitar – e bem – dentro do trem. Há cabines, por exemplo, para quatro pessoas em dois beliches. Há as individuais ou as duplas, só com lavatório (banheiro no corredor). Há as completas, com banheiro, chuveiro e uma pequena mesa para o café da manhã.


E é tudo no capricho: desde a alvura das roupas de cama e a maciez do travesseiro até o cuidado de abastecer o armário de higiene com itens como flúor para a limpeza bucal.


Dentro de um trem em movimento (eles chegam a 320 quilômetros por hora), uma rápida conversa com turistas rende outras tantas justificativas a respeito das vantagens do circuito das ferrovias. “No trem, ao contrário dos aviões, você pode circular, não fica preso ao cinto de segurança”, diz alguém. “Alugar um carro é muito pior, porque você tem de se preocupar em dirigir e em estacionar”, completa outro. “No avião, você não pode embarcar nem com uma garrafinha de água. No trem, sua bagagem é ilimitada.”


Aí é que mora o perigo para os brasileiros: a bagagem ilimitada. Porque, você bem sabe, turista do Brasil tem a fama – merecida, diga-se – de carregar as maiores e mais pesadas malas do mundo. Ainda que os vagões tenham espaço até para aqueles velhos jumbos sem alça e sem rodinha, trem é um meio de transporte que pede mais objetividade, mais p

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Estadao.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*