A MRS está iniciando um teste inédito no Brasil: a utilização de piso de borracha reciclada nas Passagens de Nível (PNs). A solução já é adotada em diversos países e o local escolhido para início dos testes foi a PN da rua Pinto de Moura, no bairro Poço Rico, em Juiz de Fora (MG), onde o piso de borracha foi instalado no último final de semana.
Ainda nos próximos dias, a PN da rua Benjamin Constant, também em Juiz de Fora, receberá um piso de concreto pré-moldado, recurso pouco usual no País. Os dois pisos serão comparados e aquele que tiver melhor resultado deverá ser instalado em outras passagens ao longo da linha da MRS.
Segundo a Especialista Ferroviária da MRS, Renata Cristina do Carmo Pedroni, as placas de borracha recicladas são conectadas por tirantes. A instalação é feita rapidamente, com ferramentas especiais, que permitem o posicionamento dessas placas entre os trilhos. O material é importado da Alemanha, onde a solução é muito utilizada.
O objetivo desta busca por uma outra solução de piso é oferecer melhores condições para as comunidades que utilizam as PNs existentes ao longo da malha ferroviária da MRS, uma vez que o pavimento asfáltico nestes locais tem vida útil reduzida.
A utilização das placas traz outro benefício, que é a agilidade na manutenção da PN, pois elas podem ser facilmente removidas e reinstaladas ao final do serviço, causando menor impacto para a comunidade que usa a passagem, uma vez que o tempo de fechamento para o tráfego rodoviário será reduzido.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar