O presidente da Ad=Trem – Agência de Desenvolvimento de Trens Rápidos entre Municípios — Guilherme Quintella, teve um encontro no último dia 30 com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, em Brasília, para tratar de trens de aeroporto e do trem de alta velocidade Rio-São Paulo. Qualquer desses projetos terá impacto direto sobre a questão dos aeroportos, permitindo a transferência de vôos e, no caso do trem Rio-São Paulo, oferecendo uma alternativa para a ponte aérea.
Atualmente estão em consideração o Expresso Aeroporto, projeto prioritário do governo de São Paulo, ligando o centro da cidade ao Aeroporto de Cumbica, e o Expresso Bandeirantes, entre São Paulo e o Aeroporto de Viracopos, em Caminas. O ministro admitiu que em qualquer caso a descentralização dos vôos em São Paulo passa pela construção de trens de aeroporto, o que serviria ao mesmo tempo para facilitar o acesso às edge-cities (cidades periféricas) de São Paulo. Não estão descartados trens para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, ou mesmo para o aeroporto de São José dos Campos, no vale do Paraíba.
Quintella informou sobre o acordo de colaboração técnica que está sendo estabelecido entre a Ad=Trem e a UIC – União Internacional de Estradas de Ferro, a maior organização internacional de ferrovias, com sede em Paris. A UIC compreende todas as empresas operadoras de trens de alta velocidade do mundo. O acordo vai servir para orientar os associados da AD=Trem quanto a sua participação nos projetos que estão começando a surgir no Brasil. Os primeiros resultados serão apresentados no seminário que a Ad=Trem vai realizar no BNDES em janeiro próximo.
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