A locomotiva a vapor “Zezé Leone”, uma Pacific fabricada em 1922 pela Alco americana, será apresentada ao público recuperada e em estado de marcha na estação de Santos Dumont (MG) no dia 8 de dezembro próximo, às 16 horas. A locomotiva foi desativada em 1968 e iria para a sucata com o resto da frota a vapor do IV Depósito, mas houve resistência dos funcionários e ela foi salva. Ficou por quase 40 anos parada na pequena cidade mineira, ao pé da Serra da Mantiqueira, caminho de Belo Horizonte, na Linha do Centro, onde fazia o percurso Santos Dumont-Lafaiete tracionando o expresso Rio-Belo Horizonte. Em março deste ano começou a ser recuperada pela Notícia & Cia, com patrocínio da MRS, dentro da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Dia 8 de dezembro é o aniversário da MRS, ex SR-3 da RFFSA, ex-EF Central do Brasil, ex-EF D Pedro II.
“Conseguimos concluir a recuperação em nove meses”, diz Regina Perez, diretora da Notícia & Cia, “tempo recorde para um trabalho deste tipo. Trocamos todos os tubos da caldeira, refizemos o tender e a cabine, repusemos manômetros de freio, válvulas de segurança, injetores e uma série de peças que desapareceram com o tempo. Fundimos novos mancais, buchas para as braçagens, recuperamos cilindros, compressor. Foi uma reforma completa.”
A locomotiva foi um presente do rei Alberto I da Bélgica que visitou o Brasil no centenário da Independência, em 1922, no mesmo ano em que a santista Iolanda Pereira, mais conhecida como Zezé Leone, foi eleita a primeira Miss Brasil. Zezé foi provavelmente a Miss Brasil de todas a mais homenageada: ganhou filme, letra de marchinha, busto de mármore, nome de rua e uma receita de doce até hoje famosa. O concurso foi parte das comemorações do Centenário, há registro de que Zezé Leone foi apresentada ao rei durante sua visita.
O trabalho de recuperação serviu para reativar o IV Depósito de Locomotivas da extinta RFFSA, originalmente EF Central do Brasil, e envolveu alunos da escola profissional da cidade, aposentados da Rede, técnicos de Tubarão (SC), de São João del Rei (MG), além de profissionais de Santos Dumont que ganharam intimidade com a tecnologia da máquina a vapor.
Seja o primeiro a comentar