O governo de SP fez mudanças no traçado futuro da linha 2-verde do metrô e planeja agora estendê-la aos bairros de Anália Franco, Vila Formosa, Penha e Tiquatira (zona leste).
Ela não se conectará mais à estação Tatuapé, como previa nos últimos anos a rede essencial do transporte metropolitano -mas à estação Penha da linha 3-vermelha (Leste/Oeste).
O Metrô diz que a nova opção escolhida deve atender 550 mil passageiros por dia, 200 mil a mais do que a outra -totalizando 1,4 milhão na linha inteira.
A trajetória até Tiquatira terá 11 km, contra 8 km do traçado inicial. O Estado diz não ter estimado custos, mas, pela referência internacional, cada km de metrô custa cerca de US$ 100 milhões (R$ 230 milhões).
A linha 2-verde está em obras para ser prolongada às estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente até 2010, ano eleitoral, quando o governador José Serra (PSDB) encerra seu mandato no governo -ele é cotado como candidato à Presidência.
O cronograma prevê fazer a licitação para as obras entre Vila Prudente e Tiquatira em 2010, com a meta de começar a construção em 2011 e entregá-la até 2014. Vai depender da disponibilidade de recursos, diz Marcos Kassab, diretor de planejamento do Metrô.
Um dos objetivos da medida é criar uma alternativa à superlotação dos trens da linha 3-vermelha. A ideia é que os passageiros da zona leste possam acessar a região da Paulista e outros bairros sem percorrer a ligação Corinthians-Itaquera, que no pico chega a ter vagões com lotação acima do aceitável.
O novo traçado do prolongamento da linha 2-verde foi definido no final de 2008.
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