Dentro de duas semanas, precisamente no dia 6 de junho, são completados três anos em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi à Missão Velha (CE) para dar início às obras da Ferrovia Transnordestina. Incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e principal mote de campanha presidencial, a previsão de finalização do projeto, avaliado em R$ 5,4 bilhões, é dezembro de 2010. Entretanto, nesses últimos anos, muito se ouviu de impasses que permanecem até hoje como gargalos, prejudicando o andamento das atividades. Pouco se viu de obras em execução ou finalizadas.
A polêmica que envolve o projeto é tamanha que informações oficiais como balanços atualizados das obras vindos da empresa responsável pela construção da malha ferroviária, Transnordestina Logística S.A., são difíceis de serem obtidos. A reportagem procurou, durante toda a última semana, pelo presidente da empresa, Tufi Daher Filho, que, por meio da assessoria de Imprensa, negou-se a dar entrevistas. O silêncio pode ter sido consequência dos impasses na liberação das licenças ambientais, desapropriações e repasse do dinheiro das fontes de recursos, problemas que marcaram o projeto nos últimos três anos.
No site da Transnordestina Logística constam informações datadas de fevereiro deste ano, quando o presidente Lula foi até Salgueiro para dar início ao segundo trecho da ferrovia, Salgueiro-Trindade (163 quilômetros), em Pernambuco. Segundo o site, o primeiro trecho em construção, Salgueiro (PE)-Missão Velha (CE), está com 60 quilômetros imprimados, ou seja, prontos para receber os trilhos. “Não é do nosso conhecimento que o transporte (dos trilhos) foi realizado. Estão no pátio do Cais José Estelita”, comentou o gerente geral de Gestão e Programas Estruturadores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Artur Maciel. Ainda segundo o site, os outros trechos estão apenas na expectativa de serem iniciados em breve.
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O Ministério dos Transportes, por meio de nota, informou que, “apesar das dificuldades iniciais, o ritmo de execução das obras é satisfatório, pois as metas contratuais vêm sendo cumpridas e o Governo Federal trabalha para entregar a obra no fim de 2010”. Ainda no documento, o ministério ressaltou que os estudos para as licenças ambientais, conduzidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), também seguem o cronograma da obra. E, devido ao período chuvoso, apenas no segundo semestre poderá dar uma carga maior às obras, abrindo outras frentes de serviço.
Sobre o trecho Salgueiro-Trindade, o ministério comentou que já existem 20 quilômetros iniciados a partir de Salgueiro. Já Trindade (PE)-Eliseu Martins (PI), com 420 quilômetros, Salgueiro-Suape (PE), de 522 quilômetros, e Missão Velha-Pecém (CE), de 527 quilômetros, têm previsão de iniciarem as obras no próximo trimestre.
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