CE quer ter pólo com base no setor ferroviário

A empresa Bom Sinal, localizada em Barbalha, na região do Cariri cearense, foi a primeira, após 20 anos, a construir trens em território nacional. O transporte ferroviário, que vem sendo preterido há bastante tempo, agora começa retomar fôlego no País e, aproveitando essa situação, o Governo do Estado quer incentivar a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) no Sul do Estado, agregando outras empresas ligadas a essa indústria à fabricante barbalhense, criando por lá um novo pólo econômico.


Ontem, durante a assinatura da ordem de fornecimento de 20 trens para o metrô de Fortaleza, o governador Cid Gomes fez convite formal à italiana AnsaldoBreda, que irá fornecer os veículos ao Estado, a se agregar à fabricante cearense num projeto maior para a indústria ferroviária brasileira.


“A AnsaldoBreda, que tem 160 anos, agora chega ao Brasil, onde se percebe que há um mercado frutífero. Eu convido a empresa a fazer uma base no Ceará para se associar a empresas nacionais. Com o know-how de vocês, é possível transformar o Cariri em uma APL de trem, não só de passageiros, como também de carga. O transporte ferroviário é bastante promissor no Brasil”, defendeu o chefe do Executivo local. De acordo com o governador, esse foi o primeiro convite formal que o Estado fez, mas ele afirma que a Bom Sinal já vem realizando contatos com empresas nacionais. “O trem, como a indústria automobilística, tem uma grande capacidade de mobilizar para o seu entorno também indústria de autopeças. Vão ter que vir aqui os trucks, os componentes eletrônicos, componentes de freio e uma série de componentes que são utilizados na composição de um trem de passageiro. E nós já estamos trabalhando nisso”, aponta Cid Gomes. Ele adiantou que o governo já identificou um terreno em Barbalha, que poderá permitir tanto a ampliação da fábrica já existente como a implantação de outras empresas fornecedores de componentes.


O governador cearense destacou que a Bom Sinal já concluiu a fabricação dos dois trens — cada um com dois vagões — que farão a ligação ferroviária entre Crato e Juazeiro do Norte, a entrarem em operação em outubro deste ano. Além disso, a empresa ganhou a licitação de trechos do metrô de Recife, capital de Pernambuco, e da Linha Oeste do metrô de Fortaleza, que será composta por trens a diesel, levando da Capital cearense à Caucaia. “Ela vai ter que fazer lá [em Barbalha] muitas unidades, pelo menos umas 30 unidades. E, com certeza, isso vai transformar aquela região numa região produtora”.

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Fonte: Diário do Nordeste

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