Principal indutor da revitalização do Centro Histórico e a atração mais procurada desta região, a Linha Turística do Bonde completa hoje (quarta, 23) nove anos de funcionamento, data definida como o ‘Dia do Bonde’. Durante todo o dia o passeio será gratuito, de acordo com o decreto n° 5400, publicado ontem (terça, 22) no ‘Diário Oficial de Santos’. Menores de 12 anos de idade somente poderão embarcar acompanhados de pais e responsáveis.
Inaugurada no dia 23 de setembro de 2000, após quase 30 anos da desativação desse meio de transporte na cidade, a linha criada pela prefeitura já recebeu 848.910 passageiros, entre munícipes e turistas. O ‘Dia do Bonde Turístico’ faz parte do calendário oficial do município e foi instituído pela lei municipal 2.551, de 25 de junho de 2008. O veículo também faz sucesso no Carnaval com o ‘Carnabonde’, inspirou a criação da Marca Institucional de Turismo em Santos e é utilizado como cenário de gravações de cinema e televisão.
O passeio inicialmente tinha 1,7 km de extensão e 15 minutos de duração. No Centenário do Bonde Elétrico em Santos, comemorado no dia 28 de abril deste ano, a prefeitura inaugurou a ampliação de mais 1,2 km. Agora, a linha totaliza 2,9 km e o passeio dura 25 minutos, contemplando importantes pontos históricos, como o Outeiro de Santa Catarina, a Casa do Trem Bélico e o Conjunto do Carmo. A administração municipal está ampliando o trajeto para 5 km. O Museu Vivo de Bonde conta atualmente com 11 exemplares, sendo que cinco deles, já restaurados, estão em circulação na linha.
Linha Turística – O passeio do bonde funciona de terça a domingo, feriados e pontos facultativos, das 11h às 17h. Exceto hoje (‘Dia do Bonde’), o bilhete custa R$ 1,00, sendo gratuito para menores de cinco anos e maiores de 65 anos. Todo trajeto é acompanhado por um guia bilíngue e o equipamento é acessível para pessoas com deficiência. O ponto de embarque é na Praça Mauá, em frente ao Paço Municipal.
Seja o primeiro a comentar