Coluna de Ancelmo Góis
Há quem veja semelhanças entre o projeto do trem-bala brasileiro e o Eurotúnel, passagem por baixo do Canal da Mancha que liga a França à Inglaterra.
A construção europeia consumiu C 15 bi — mais do que o dobro do previsto. A concessionária que opera o túnel quase faliu e só em 2007 (13 anos depois de inaugurado) deu modesto lucro de C 1 milhão.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segue…
A modelagem do BNDES divulgada na quinta diz que o trem-bala custará US$ 18,8 bi, dos quais 70% vindos de um financiamento do banco.
O primeiro orçamento feito pelo governo foi de US$ 9 bi.
Só para comparar
Este vagão de dinheiro daria, segundo Fernando MacDowell, especialista em transportes, para mais de 400 quilômetros de rede completa de metrô.
Seja o primeiro a comentar