A América Latina Logística (ALL) e o grupo sucroalcooleiro Cosan dão continuidade a um projeto anunciado no começo do ano que envolve a construção de uma plataforma de transporte de açúcar e seus derivados do interior de São Paulo até o Porto de Santos.
Esses contratos constituem um dos maiores planos de investimento privado em infraestrutura no Brasil, em especial no Estado de São Paulo, destacaram as companhias em Fato Relevante.
O projeto, orçado em R$ 1,2 bilhão, será bancado com recursos da Rumo Logística, subsidiária da Cosan. O dinheiro será utilizado na ampliação da capacidade operacional das duas companhias, o que envolve a construção de pátios e terminais e a compra de vagões e locomotivas.
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A Rumo logística ainda não informou de que forma fará a captação dos recursos necessários ao desenvolvimento do projeto.
De acordo com os termos anunciados em março, R$ 535 milhões, ou 45% dos recursos, serão aplicados no trecho da ferrovia que vai de Itirapina, próximo de Araraquara (SP), ao porto de Santos, incluindo ampliação de pátios. Outros R$ 435 milhões, ou seja, 36% do total, serão destinados à compra de 79 locomotivas e de 1.108 vagões, que serão de propriedade da Rumo e totalmente dedicados ao transporte da carga prevista no contrato. E os R$ 206 milhões restantes serão usados para erguer um novo terminal em Itirapina e na ampliação de dois outros terminais da Rumo já existentes em Santos.
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