O leilão do trem-bala, previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2010, só deverá ser realizado no final de maio, de acordo com o cronograma aprovado nesta segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As audiências públicas em São Paulo, Rio, Campinas, São José dos Campos, Barra Mansa e Volta Redonda – todas futuras paradas obrigatórias do trem – previstas inicialmente para novembro, só ocorrerão em janeiro.
Na semana que vem, o governo colocará em consulta pública o edital e o cronograma de licitação do trem de alta velocidade (TAV). O edital prevê que a empresa que vencer a licitação deverá fazer a construção do trem-bala, além da manutenção, que deve ser fornecida durante 40 anos. Ganhará a concorrência quem apresentar a menor tarifa e a melhor proposta de transferência de tecnologia.
Além dos seis consórcios estrangeiros que já se mostraram interessados no projeto, o governo chinês formalizou a disposição de disputar a obra. O projeto permitirá que o vencedor faça alterações no trajeto aprovado pelo governo. Desde o início das discussões já foram estudadas cerca de 50 variações do traçado.
Com o atraso, ficará ainda mais apertado os prazos para colocar o trem nos trilhos a tempo da Copa de 2014. O governo considera factível apenas terminar o trecho entre Campinas, São Paulo e São José dos Campos a tempo. O trecho completo poderá estar concluído até as Olimpíadas de 2016.
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