A CAF, empresa espanhola que está fabricando trens para o Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) concluiu a produção do primeiro trem que integrará a nova frota da Linha-3 Vermelha do Metrô, conforme o previsto no Plano de Expansão do Transporte Metropolitano.
O veículo já deixou a linha de produção da fábrica da CAF, em Irún, na Espanha, e segue para o porto de Bilbao, onde será embarcado para o Porto de Santos. A unidade, que integra um lote de 65 trens, começará a operar em março do ano que vem.
O Metrô receberá 17 trens desse total. Os veículos, adquiridos pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) para as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, do Metrô de São Paulo, passarão por testes dinâmicos no Pátio Itaquera. Na fábrica espanhola serão produzidos apenas duas unidades, as outras 15 serão fabricadas na nova fábrica da CAF em Hortolândia, interior de São Paulo.
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CPTM
Trens são equipados com ar-condicionado
A CAF também está fabricando 48 trens para a CPTM: 20 para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 20 para a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e 8 para a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).
O primeiro do lote está em fase final de acabamento e de testes estáticos na fábrica de Beasain, Espanha. A partir da próxima semana, a empresa deve embarcar a primeira composição para o Brasil. O trem também inicia suas operações em março de 2010.
As unidades estão equipadas com ar-condicionado, sistema de monitoramento por câmeras, detecção e extinção de incêndio, painéis eletrônicos de comunicação, câmeras de segurança, itens de acessibilidade, sistema de comunicação auditiva digitalizada, registradores de eventos (caixa preta) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento.
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