Governo será sócio e BNDES vai bancar até 60%

Para sair do papel, o projeto bilionário do trem-bala Campinas-São Paulo-Rio precisará de participação estatal e da aplicação pesada de recursos públicos: cerca de R$ 24 bilhões, entre financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e aporte direto de capital pela União. Segundo o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a União deverá ter participação de cerca de 30% do capital da empresa que será criada para construir e administrar o trem de alta velocidade.


Passos explicou que, na modelagem que está sendo montada pelo governo, dos R$ 10,4 bilhões de capital próprio da empresa, cerca de R$ 7 bilhões deverão vir dos sócios privados e outros R$ 3,4 bilhões do Tesouro Nacional.


A participação de 30% do governo se dará por meio da nova estatal que o governo já anunciou que criaria para absorver a tecnologia do trem-bala. “O governo será sócio por meio dessa nova empresa, focada em engenharia, que vai absorver tecnologia e terá 30% do capital”, disse Passos.


Em um primeiro momento o governo divulgou que essa estatal, batizada como Empresa de Pesquisas Ferroviárias (EPF) teria uma estrutura enxuta e seria destinada apenas a absorver a tecnologia dos trens de alta velocidade. Agora, ela pode participar do projeto como acionista. O investimento total da construção do trem-bala é estimado em R$ 34,6 bilhões.


Além de integralizar quase um terço das ações da empresa que vai administrar o projeto, o governo vai também financiar cerca de 60% dos recursos necessários à obra por meio do BNDES.


O banco estatal, segundo Passos, dará um crédito de até R$ 20,9 bilhões ao projeto, com prazo de 30 anos, carência de cinco anos meio e juros amigáveis: Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 1% ao ano.


Passos observou, no entanto, que o valor do crédito poderá ser menor, já que o principal critério – com peso 7 – para definir o vencedor do leilão é justamente a menor exigência de financiamento público. O segundo critério é a cobrança de menor tarifa ao usuário final.


O Ministério dos Transportes pretende entregar até o fim desta semana ao Tribunal de Contas da União (TCU) estudos técnicos e econômicos referentes ao projeto do trem-bala. Passos disse que, a partir daí, a expectativa é de que o TCU encerre a análise até o fim de janeiro, abrindo caminho para a publicação do edital no dia 3 de fevereiro. Uma vez publicado, Passos acredita que o leilão deverá ocorrer em maio de 2010.


Ao fazer a projeção, o secretário, na prática, admitiu novo atraso no cronograma do trem-bala, já que no ultimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) o governo previa que poderia fazer o leilão no primeiro trimestre de 2010.


NÚMEROS


R$ 24 bilhões
é o total de recursos públicos que será investido no trem-bala


R$ 10,4 bilhões
é o capital previsto para a empresa do trem-bala


R$ 7 bilhões
deverá ser a parte do setor privado no capital da empresa


R$ 3,4 bilhões
é a parte da União no capital da nova empresa


R$ 20,9 bilhões
será o valor do crédito do BNDES

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Estado de São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0