Na noite da virada para 2010, os trens da Linha 2 vão fazer a conexão direta até a Estação Cantagalo. Será a primeira vez que a viagem ocorrerá de Pavuna até Copacabana, sem interrupção. Atualmente, os trens da conexão direta estão circulando apenas da Pavuna à Glória, até as 16h. Depois desse horário, eles vão de Botafogo a Pavuna, até a meia-noite.
A conexão entre Pavuna e Copacabana faz parte do esquema especial montado pela concessionária Metrô Rio apenas para o réveillon.
As viagens vão ocorrer a partir das 19h, no dia 31, às 7h do dia 1. Já a recém-inaugurada Estação General Osório, em Ipanema, ficará fechada das 19h do dia 31 às 7h do dia 1.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A novidade agradou aos passageiros, que já fazem filas para comprar seus bilhetes. Moradora de Belford Roxo, a professora Cláudia Campos, de 43 anos, estava na fila na Estação Carioca nesta segunda-feira. Ela comprou cinco bilhetes para passar o réveillon na Praia de Copacabana com a família e disse que não passaria a virada na orla se a viagem de metrô não fosse direta até o bairro.
– Já passei a virada do ano na praia em outros anos. Costumava ir de ônibus e era muito transtorno. Precisava pegar dois ônibus – conta Cláudia.
O serralheiro Elias Varão, de 42 anos, que mora em Vilar dos Teles, acredita que terá mais conforto este ano:
– Vai ser uma maravilha ir até Copacabana sem fazer baldeação. Só espero que os trens não estejam lotados.
Cinco estações ainda vendem bilhetes
Cinco estações do metrô ainda estão vendendo os bilhetes para o réveillon: Nova América/Del Castilho, Carioca, Largo do Machado, Botafogo e Central. Nestes locais, as vendas antecipadas ocorrem das 8h às 21h. No dia 31, os guichês estarão abertos das 8h às 19h.
Entre 19h e meia-noite do dia 31, em todas as estações, só será permitida a entrada de passageiros que estiverem com os cartões especiais do réveillon – com exceção de Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, que venderão bilhetes comuns até a meia-noite.
De acordo com a assessoria de imprensa da Metrô Rio, até esta segunda-feira, dos 134.500 cartões especiais emitidos para o réveillon, tinham sido vendidos cerca de 37 mil. O valor dos bilhetes é o mesmo em todas as outras estações: promoção de R$ 4,50 para ida e volta, além dos unitários por R$ 2,80. Esse ano, segundo a concessionária que administra o metrô, toda a renda líquida com a operação especial do réveillon será revertida para as instituições ABBR e Escola da Gente.
Seja o primeiro a comentar