Em setembro passado, a Vale começou a utilizar a Ferrocaril del Atlántico, na Colômbia, para transportar 3.5 milhões de toneladas de carvão por ano entre suas minas de El Hatillo, adquiridas em 2008 da Cementos Argos, e a cidade de Puerto Córdoba. Em abril, a mineradora comprou 8.4% de participação da Fenoco S.A, responsável pela concessão desta ferrovia.
Com isso, a Vale construiu um trecho de 7 km para suas minas e uma rota de 3 km que dá acesso ao porto de Rio Córdoba, o qual também lhe pertence. A mineradora brasileira espera que esta troca do modal rodoviário para o ferroviário cortará pela metade a taxa por tonelada transportada.
A Fenoco S.A – Ferrocarriles Del Norte Del Colômbia S.A – administra a concessão da via férrea no norte daquele país, além de se responsabilizar pela manutenção e adequação da malha. A empresa também oferece serviços de reparação e manutenção de locomotivas e vagões operantes.
A mesma Fenoco S.A ganhou em 2000 a concessão da Ferrocarril del Atlántico com seus 1.500 km de extensão, que liga as cidades de Bogotá, Medellín e Santa Marta, por um período de 30 anos. O valor ofertado foi US$ 282 milhões, sendo que US$ 38 milhões destes foram subsidiados pelo governo federal.
Seja o primeiro a comentar