O governo da Bahia anunciou que o orçamento da União para este ano garantiu o valor de R$ 1,046 bilhão para a construção da “Ferrovia da Integração Oeste-Leste”. Conforme anunciado, este montante representa a garantia do início da obra, cuja extensão total é de 1.516 quilômetros, sendo 1,1 mil dentro do estado da Bahia.
Para que o cronograma do empreendimento seja cumprido, nesta semana, a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, e a secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Maria Chiavon e outras autoridades participaram de uma reunião para discutir o assunto.
Posteriormente, os representantes do governo federal informaram que, pelo cronograma acertado, o início do primeiro trecho, de Ilhéus a Caitité, está previsto para o primeiro semestre deste ano, com conclusão prevista para julho de 2012.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“A ferrovia é viável, importante e estratégica para os governos federal, Estadual e para os empresários”, comemorou Chiavon.
Na ocasião, os empresários da BML reiteraram a proposta de assinatura de contrato para a utilização da ferrovia. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) informou que a proposta do governo federal neste sentido está em fase de conclusão.
O governo federal deixou claro que existe base legal definida para o contrato, no que se refere ao direito de utilização da ferrovia pelos investidores para viabilizar a exportação de minério e grãos produzido na região.
Seja o primeiro a comentar