A Harbin Electric, Inc., desenvolvedora e fabricante líder de uma vasta gama de motores elétricos da China, anunciou que o primeiro motor linear para trens metropolitanos, fabricado em solo chinês, foi testado e validado com sucesso na Changchun Railway Vehicles Co Ltd.
“O primeiro trem metropolitano ‘made-in-China’ depende de nossa tecnologia proprietária e tem cumprido as normas internacionais, com custos de produção significantemente mais baixos que os produtos estrangeiros”, disse o presidente da Harbin Electric, Tianfu Yang.
Segundo Yang, 11 cidades na China têm atualmente metrôs, que abrangem um total de 835,5 km. Nos próximos cinco anos, a China terá mais 89 metrôs, totalizando 2.500 km para um investimento de US$ 145 bilhões.
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As linhas 4 e 5 do Metrô de Guangzhou já adotaram esta tecnologia, e agora foi a vez do Beijing Capital International Airport Link. No entanto, o metrô conta com equipamentos fornecidos por fabricantes estrangeiros. Os motores lineares que estão sendo feitos na China permitirão reduzir o custo pela metade dos equipamentos importados.
“O próximo passo deste projeto é produzir um trem de quatro carros para o Aeroporto Internacional de Pequim, de acordo com os requisitos técnicos específicos para este sistema de trânsito. Esperamos que o primeiro trem com quatro vamos ampliar a produção para abastecer o sistema de propulsão de motor linear para a CRC”, disse Yang.
Em comparação com o tradicional motor rotativo utilizado nos diversos sistemas de metrô do mundo, o motor linear – primo do que é atualmente usado nos Maglevs de alta velocidade — proporciona maior eficiência de desempenho com menor consumo de energia. Ainda, pode trafegar em rampas mais íngremes e lidar com curvas apertadas, possui menor custo de manutenção, proporciona uma viagem mais segura sob condições mais severas como chuva e neve e, por fim, é mais silencioso e mais confortável. É também ecologicamente correto e contribui para tornar as cidades mais verdes.
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