A América Latina Logística (ALL), maior operadora logística da América Latina, anunciou ontem (9) os resultados do quarto trimestre e do ano de 2009, com aumento de 5,8% em volume no Brasil, passando para 35,6 bilhões de TKUs.
A empresa deve investir cerca de R$ 700 milhões em 2010 na manutenção da malha ferroviária, na compra de vagões e locomotivas, e nos terminais.
“O aumento demonstra os fortes fundamentos do nosso negócio, em um ano marcado por uma quebra de 12% na safra de grãos na região em que atuamos e uma redução de dois dígitos na produção industrial brasileira”, completa Paulo Basílio, Diretor-Superintendente da ALL.
No quarto trimestre, a ALL registrou queda de 7,1% no volume do Brasil, devido ao fraco desempenho operacional, impactado, principalmente, por chuvas acima da média histórica em grande parte da malha ferroviária da empresa no país. O EBITDA Consolidado sofreu redução de 53,7%, para R$ 121,8 milhões. A Receita Consolidada foi de R$ 540 milhões, 19% inferior em relação a 2008. A ALL Argentina registrou queda de 24,5% em receita e 50,2% em volume.
O EBITDA consolidado decresceu 10,9% para R$ 1,1 bilhão, devido principalmente a uma queda de 1,7% no preço médio, em grande parte reflexo do repasse da queda no preço do diesel. A ALL registrou no ano Receita Consolidada de R$ 2,78 bilhões, praticamente em linha com o ano anterior, e lucro liquido do período foi de R$ 31,7 milhões.
Investimentos e Perspectivas 2010
Em 2009, o volume investido foi 5,5% maior do que em 2008, alcançando R$ 716,8 milhões, dos quais R$ 409,2 milhões destinados a projetos de expansão no Brasil.
O crescimento do CAPEX no Brasil deve-se, principalmente, aos trabalhos do Projeto Rondonópolis, que prevê a construção de uma linha de 260 km no Estado do Mato Grosso, ligando Alto Araguaia a Rondonópolis. No ano de 2009, foram investidos cerca de R$ 115 milhões no projeto, dos quais 90% via financiamento junto ao BNDES. “O projeto tem importância estratégica para a companhia, pois estenderá significativamente nosso principal corredor de escoamento agrícola”, afirma Basílio.
Em dezembro, a ALL efetivou o contrato do Projeto Rumo, com a obtenção, pelo cliente, do total de R$ 1,2 bilhão de investimentos previstos para o projeto e direcionados à compra de vagões e locomotivas, investimento em terminais e duplicação do trecho de acesso ao Porto de Santos. Em quatro anos, o projeto permitirá à ALL quintuplicar o volume de açúcar transportado pela empresa, para 9 milhões de toneladas/ano.
Em preparação para 2010, a ALL já encomendou dez novas locomotivas AC44 da GE, mais resistentes e eficientes em consumo de diesel e custos de manutenção do que a atual frota da companhia. Investimentos em via permanente, terminais e tecnologia, também foram realizados com o objetivo de incrementar a produtividade da companhia.
“Estamos otimistas em relação à performance de 2010. De acordo com estimativas da CONAB, a safra de soja deve crescer mais de 18% em nossa área de atuação. Além disso, o período de colheita foi antecipado, influenciando positivamente os volumes e preços. A perspectiva é também positiva para o segmento industrial, com previsão de crescimento em 8% contra queda de 7% em 2009, e para a Argentina, que deve ter uma safra 40% maior. Deveremos ter sob contratos take-or-pay mais de 70% de todo o volume previsto para o ano”, afirma Paulo Basilio, Diretor Superintendente da ALL.
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