A Geodis, unidade de negócio de cargas e logística da SNCF (operadora estatal francesa), anunciou dia 11 de fevereiro que reunirá todas as suas atividades internacionais de transporte ferroviário sob o teto de uma só marca, batizada Captrain.
A SNCF Geodis diz que possui 50 mil empregados, espalhados em 120 países ao redor do continente europeu, e seu lucro anual é de US$ 10,8 bilhões. De acordo com a empresa, a criação da Captrain auxiliará a operadora francesa a “satisfazer melhor as necessidades de seus clientes e transportadoras, além de seus fluxos de transportes pela Europa, cada vez mais importantes”.
Aquisições
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Captrain visa consolidar os negócios internacionais, após uma série de aquisições e projetos de expansão européia ocorridos nos dois últimos anos. A operação mais importante foi a aquisição da Veolia Cargo em Benelux, Alemanha e Áustria. A filial da SNCF, Logistiques Partenaires SA, adquiriu oficialmente todas as ações da Veolia Cargo SA, em vigor desde 1º de dezembro do ano passado.
Fusão de atividades
Embora a Captrain atue sob uma única marca, a empresa ainda opera através de várias empresas européias. A Captrain de Benelux agrupa agora as atividades da SNCF Fret Benelux, Veolia Cargo Bélgica, Veolia Cargo Holanda, e a ITL Benelux. A Captrain Alemanha agrupará a SNCF Fret Alemanha e a Veolia Cargo Alemanha, que inclui a antiga Rail4 Chems. Por fim, a Captrain Itália agrupará a SNCF Fret Itália e a Veolia Cargo Itália.
E ainda que não seja necessário proceder nenhuma outra fusão nos demais países, a Freight Europe Reino Unido e a VFLI Romênia passaram a se chamar Captrain Reino Unido e Captrain Romênia, respectivamente.
A SNCF é uma operadora estatal francesa que abrange os transportes de passageiros e de carga. No de passageiros, realiza serviços de alta velocidade (a empresa tem parceria com a Alstom, que fabrica o TGV), além de serviços de trens regionais. Sua equipe dispõe de 180 mil funcionários, e sua malha ferroviária possui 32 mil km, sendo 1800 km destes só para alta velocidade e 14.500 km de vias eletrificadas. Operam-se 14 mil trens/dia. A unidade de carga da empresa chama-se SNCF Fret.
Seja o primeiro a comentar