Começa no dia 20 de março a construção da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, ligando a Gávea à Barra da Tijuca, conforme informou na quinta feira o secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes, no seminário da ANTP. Serão 9 km cavados na rocha, “para o que temos toda a tecnologia”, para 13,5 km de extensão total. O projeto de engenharia do restante da obra será licitado em breve, disse o secretário, informando ainda que a obra, a ser executada pelo Consórcio Rio Barra, terá apoio técnico do Metrô de Madrid e apoio financeiro do BID.
Julio Lopes falou também com e entusiasmo do avanço dos planos da LLX no Porto de Açu, em São João da Barra, norte do Estado do Rio de Janeiro, onde serão investidos cerca de 10 bilhões na construção de duas siderúrgicas, uma chinesa, a Wuhan Iron and Steel (Wisco) e outra argentina, a Techint. O minério vai chegar por mineroduto, a ser construído pela Anglo American, mas o escoamento vai dar margem à reativação de um trecho da FCA, até Campos, e à construção de um ramal de 45 km até o porto de Açu. A LLX e a FCA já assinaram convênio a respeito.
O projeto Minas-Rio como um todo está previsto para entrar em operação em 2012. O investimento é de cerca de R$ 6 bilhões em infraestrutura e terá capacidade de produzir 26,6 milhões de toneladas de minério de ferro, por ano. O ritmo da obra depende das licenças a serem obtidas pela empresa, como ASV, concedida junto ao Ibama.
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