A MRS está negociando com a LLX o transporte de 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano das minas da MMX em Minas Gerais (Serra Azul e Bom Sucesso), mineradora do grupo, até o Porto Sudeste, terminal portuário em Itaguaí (RJ). O terminal foi aprovado pela Antaq no início deste mês.
Toda a movimentação do minério será feita por ferrovia. Para isso serão construídos, a partir da linha principal da MRS, um ramal e uma pêra ferroviária.
O minério será estocado em dois pátios. Um deles será onde hoje funciona a Pedreira Sepetiba e o outro será construído na parte interna da pêra ferroviária. A instalação do pátio na Pedreira permite o reaproveitamento de uma área industrial já degradada, gerando menor impacto ambiental.
A MMX já tem um contrato com a MRS que assegura o transporte de volumes e está negociando a ampliação do acordo.
O Porto Sudeste será o principal escoador da MMX. Projetado pela LLX, a construção do empreendimento foi iniciada neste ano e a previsão é que a operação aconteça no final de 2011. O empreendimento terá área de 52 hectares, profundidade de 21 metros e estrutura offshore com dois berços de atracação. O investimento previsto é de R$ 1,8 bilhão para movimentação de 50 milhões de toneladas por ano, com possível expansão para 100 milhões de toneladas.
Seja o primeiro a comentar