O secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella e o presidente do Metrô de São Paulo e da Alamys (Associação Latino-Americana de Metros e Subterrâneos), José Jorge Fagali, receberam o presidente do governo de Comunidade Valenciana (Generalitat Valenciana), Francisco Camps, e o presidente do Conselho de Administração do Metrô espanhol de Valência (Ferrocarrils de La Generalitat Valenciana – FGV), D. Mario Flores, e sua comitiva para uma reunião na terça-feira (2).
Durante o encontro, realizado no Centro de Controle Operacional do Metrô, a delegação espanhola ofereceu a cidade de Valência para sediar a próxima Assembleia Geral da Alamys, marcada para outubro. O pleito foi atendido pelo presidente da entidade e do Metrô de São Paulo, José Fagali. Na ocasião, também foi celebrado um acordo de cooperação para troca de informações e tecnologia entre os metrôs das duas cidades.
“Em nome da Alamys quero agradecer o pronto-atendimento que a Generalitat Valenciana teve em receber a 24ª Assembléia Geral da Alamys em Valência”, declarou Fagali. Segundo ele, esse convênio está entrando num momento estratégico, pois o Metrô de São Paulo acaba de realizar a licitação para a construção do monotrilho e Valência pode colaborar com São Paulo por já ter experiência com este tipo de transporte.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Também participaram reunião o diretor de Planejamento do Metrô, Marcos Kassab, o gerente de Operações do Metrô, Wilmar Frattini, o assistente da Diretoria, Wilson Martins, bem como o vice-presidente da Comunidade Valenciana, D. Pablo Landecho.
Durante o encontro, Wilmar Frattini apresentou o Plano de Expansão, contando sobre a ampliação das linhas, compra de novos trens e a criação de uma rede de transportes metropolitanos. O gerente comentou, ainda, sobre a existência de novas tecnologias como as utilizadas na Estação Sacomã (Linha 2-Verde), que inclusive foi visitada ao final da reunião.
A apresentação do Plano de Expansão gerou elogios por parte dos colegas valencianos. “Admiramos o que está sendo feito pelo transporte de milhões de pessoas. Este é um encontro com uma das maiores metrópoles do mundo”, comentou Francisco Camps.
Be the first to comment