33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Ferrovia entre SP e Dourados sairá em 3 anos

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) se reuniu em Brasília com o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para tratar da construção da ferrovia que ligará Dourados à cidade de Panorama, no interior de São Paulo. O investimento, já garantido pelo governo federal, integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), lançada na semana passada pelo presidente Lula.


De acordo com Delcídio, a obra, orçada em R$ 2 bilhões, tem prazo de conclusão de três anos. “É um investimento que vai estimular ainda mais o agronegócio na Grande Dourados, porque o novo ramal, em bitola larga, permitirá a ligação de Mato Grosso do Sul a um corredor ferroviário através do qual se pode chegar aos principais portos das Regiões Sul, Sudeste e até mesmo do Nordeste. Com isso, vamos criar um novo canal de escoamento da nossa produção, com grande capacidade de transporte de carga, o que vai baratear o frete, tornar os nossos produtos mais competitivos e diminuir o custo dos alimentos, não só na mesa dos brasileiros, mas favorecendo às exportações”, prevê o senador.


Delcídio conversou também com o presidente da ANTT sobre outro ramal, que poderá ligar Dourados a Porto Murtinho, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.


“O governo federal tem feito gestões junto à Vale, proprietária das jazidas de minério de ferro em Corumbá, para que a empresa escoe a produção através de balsas pelo Rio Paraguai até Murtinho, onde existe um porto fluvial. Ali o minério seria transferido para os trens. Se isso se concretizar, o ramal Murtinho/Dourados está viabilizado. A construção ficará a cargo da VALEC, estatal do governo, vinculada ao Ministério dos Transportes, que atua no ramo ferroviário”, revelou o senador.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Corumbá


Delcídio discutiu com Bernardo Figueiredo a situação do ramal ferroviário que liga Bauru (SP) a Corumbá (MS), que está em mau estado de conservação, especialmente no trecho que vai de Campo Grande a fronteira com a Bolívia. O presidente da ANTT revelou ter conversado com a direção da América Latina Logística-ALL, concessionária da linha, sobre o assunto. A empresa se comprometeu a iniciar ainda este ano serviços de recuperação, com investimentos de R$ 200 milhões, que devem melhorar sensivelmente as condições de tráfego na ferrovia. Se as obras não forem realizadas, a ANTT poderá até cassar a concessão.


“Essa é uma luta que eu, o deputado Paulo Duarte e o governo do estado, através dos secretários Edson Girotto (Obras) e Carlos Alberto Menezes (Meio Ambiente), estamos envolvidos diretamente. Temos que restaurar a ferrovia para permitir a volta do Trem do Pantanal no trecho Miranda/Corumbá e também para ampliar a capacidade de transporte de carga no ramal. Em todo mundo é o transporte de mercadorias que viabiliza o funcionamento dos trens de passageiros”, ponderou o senador.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Fátima News

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*