Mais de mil vagões de passageiros do trem-bala poderão ser produzidos no Brasil após a implantação da linha que interligará Campinas, São Paulo e Rio, segundo previsão da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).
Com isso, segundo Vicente Abate, presidente da entidade, a atratividade do projeto aos grandes fabricantes mundiais fica praticamente garantida. O projeto do Trem Bala deverá exigir a transferência de tecnologia ao País.
“Os primeiros carros virão do exterior, mas dez anos depois, conforme o estudo de demanda, será preciso dobrar o número de unidades”, afirmou.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Pelo projeto, 336 vagões serão utilizados durante os primeiros dez anos.
Nas contas da Abifer, a produção também deverá atender a outros projetos em estudo no País, como o que liga São Paulo a Belo Horizonte.
Seja o primeiro a comentar