Se perder no metrô, ou em qualquer outro lugar, tem sido um grande problema para muitos usuários, sobretudo para os turistas. Confusão nas paradas das linhas, ou simplesmente não reconhecer algum ponto das estações são alguns dos motivos que levam ao desespero e à perda de tempo.
Estudando essa situação, o centro de Telefónica I+D, em Boecillo, na Espanha, liderou um consórcio de empresas de tecnologia de ponta, a nível mundial, para colocar em prática o primeiro GPS desenhado para metrôs, que terá como guia principal o celular. O novo sistema desenvolvido pela companhia espanhola está sendo chamado de Travel Assistant, e é capaz de fazer um seguimento contínuo de todos e cada um dos movimentos do usuário debaixo da terra.
O modelo de GPS da empresa é um novo software que reconhece um sinal, diferente dos navegadores comuns, através de distribuidores Wi-Fi conectados entre si, os quais fazem chegar a informação ao telefone móvel do usuário, de um servidor central que a processa. Na tela do telefone aparecerá um “boneco” no ponto exato em que se encontra a pessoa, e quando esta começa a se mover, o boneco correrá o mesmo caminho pelo visor indicando os lugares para onde se deve dirigir.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ainda, o servidor instalado nas oficinas da empresa gestora do metrô de Paris (RATP) será encarregado de transmitir a informação aos distribuidores. A companhia espanhola se baseou em dois quesitos para desenhar o aparelho: a economia energética e a comodidade do usuário.
Seja o primeiro a comentar