A Colômbia tem hoje 1.045 km de estradas de ferro que são administradas por contratos de concessão. O sistema inclui a Red Atlantic Railway, Highland Railway e a Rede Ferroviária Cerrejón Pacific Railway, operando apenas com 70%. Até o final de 2014, o governo pretende aumentar a sua extensão para 1.587 km.
As obras da Ferrovia do Pacífico estão em fase de finalização, enquanto o comboio Carare, o projeto principal, está em construção. Ambas as iniciativas são financiadas pelo governo central.
Transporte de carvão
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O trem irá transportar carvão Carare de Ontário para o Caribe e atravessar o território colombiano de Boyacá, em duas linhas: uma que iria passar por Chiquinquirá e Savoy, de Cundinamarca e outro que iria passar por Moniquirá, Tunja, e Tibasosa Paipa, a partir de Barbosa (Santander). O projeto será concluído em 2012 ou 2013.
Outro projeto em andamento é a revitalização ferroviária da linha férrea turística que liga Ventaquemada, Tunja e Sogamoso, que seriam utilizados principalmente para transporte de passageiros.
Comercial Competitividade
A Ferroviária Central do Sistema será implementada entre 2011 e 2014. O Instituto Nacional de Concessões está trabalhando em um novo concurso para concessão da rede, após um escândalo de corrupção que provocou a suspensão do leilão da linha no ano passado.
A expansão da rede ferroviária do país faz parte de um plano de longo prazo para aumentar a competitividade do comércio da Colômbia.
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