O Governo Basco divulgou no mês de abril os 30 novos trens da Euskotren, uma nova série feita pela CAF, que incorpora as inovações tecnológicas mais avançadas em tecnologia ferroviária, confiabilidade, sustentabilidade e ergonomia, com design exterior e interior baseados nas últimas tendências. O projeto custou US$ 265,64 milhões.
Assim, a Eukostren realiza uma inovação e modernização de sua frota de material rodante para a ferrovia basca, que permitirá melhorar os níveis de qualidade e segurança de seus serviços. A substituição será gradativa, começando em fevereiro de 2011 para concluir em 2014. A primeira linha aonde irá operar os novos trens será no futuro metrô de Donostialdea, entre San Sebastián e Irún. Atualmente, o serviço da linha entre Lasarte Oria, Amara e Hendaya está suprido por 11 trens.
Os novos trens substituirão os atuais em operação, das séries 3500 e 200, os quais estão com problemas técnicos. A série 3500, por exemplo, foi construída pela CAF, em parceria com a GE Eletric, entre 1977 e 1978, e hoje se encontram em funcionamento 15 unidades. Por outro lado, as 20 unidades existentes da série 200 foram compradas em 1983 pela Eukostren, e construídos por um consórcio entre CAF, Babcock & Wilcox e Westinghouse. Iniciaram sua operação em 1986.
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Os novos trens
Um dos sistemas de segurança implantados nos novos trens da CAF é o anticlimber, um sistema que absorve a deformação, impedindo assim que os veículos acidentados se montem em cima uns dos outros. O projeto do frame também se destina a aumentar a absorção de energia.
Cada trem possui quatro carros, os quais acomodam 214 passageiros sentados. Ainda, os carros contam com rampas integradas semi-automáticas nas portas de acesso, além das últimas novidades em avisos acústicos para cegos, assim como diversos sinais luminosos para os deficientes auditivos. Os carros também possuem conexão para internet (Wi-Fi, GPRS, Tetra). A velocidade máxima dos TUE é de 100 km/h.
Confira aqui o vídeo dos novos trens da Euskotren.
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