A 15ª Reunião Intermediária dos Comitês Técnicos da Alamys (Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos), que aconteceu de 6 a 9/6 no Hotel Tivoli, em São Paulo, reuniu os principais representantes do mercado para discutir os Desafios da Mobilidade nas cidades. O evento contou com a presença de cerca de 150 participantes da Argentina, Colômbia, Portugal, México, Espanha e Brasil.
A programação composta por palestras e reuniões técnicas fomentou a discussão sobre as novas tecnologias apresentadas pelos maiores fornecedores do setor, e patrocinadores da 15ª Reunião, como Alstom, Bombardier, CAF, Siemens e Trends Engenharia e Infra-estrutura, que também puderam apresentar soluções para proporcionar conforto e qualidade dos usuários de transporte público de vias permanentes. O encontro promoveu ainda visitas técnicas às novas estações do Metrô e da CPTM, anfitriões do evento.
Clique aqui e confira a cobertura da plenária de abertura com a presença do Secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, que apresentou o Expansão SP e do Secretário Geral da Alamys, Aurélio Rojo Garrido.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Comitês técnicos
No Comitê de Manutenção foram apresentados nove projetos, nacionais e internacionais. Segundo Mario Fioratti, Coordenador do Comitê de Manutenção da Alamys e Diretor de Operação e Manutenção da CPTM, três eixos principais tiveram destaque: Indicadores de Manutenção, desenvolvimento de tecnologia e metodologias aplicadas e Custos, este último sendo destaque como tema transversal.
A Reunião do Comitê de Operação teve como destaque a grande participação dos assistentes em três eixos temáticos: Uso e Tecnologia da Informação, Gestão da Operação e Indicadores de Operação. “A mensagem que aprendemos hoje é que o planejamento é absolutamente necessário para empreender novos projetos de mudanças de tecnologias dos Metros”, afirmou o Coordenador do Comitê na Alamys, Alfonso Reyes Santa Anna.
O Comitê de Gestão e Planejamento foi o último a finalizar os trabalhos, pois tratou de temas polêmicos como sustentabilidade, sistemas de arrecadação e reposição de trens, gestão de materiais, levando em consideração a legislação ambiental, gestão de riscos, plano estratégico de equipamentos comerciais, como lojas e serviços nas estações, e indicadores de desempenho para gestão operacional.
“Os comitês das reuniões da Alamys permitem que possamos aprender uns com os outros”, comentou Lola Bravo Gonzales, Coordenadora do Comitê de Gestão e Planejamento da Alamys, e Coordenadora Técnica da vice-presidência executiva da TMB – Metro de Barcelona.
Visitas técnicas: Metrô e CPTM
No último dia da Reunião da Alamys os participantes fizeram uma visita técnica pelas linhas do Metrô e da CPTM, de São Paulo. “A ideia é que os nossos convidados possam ver de perto a logística de integração entre CPTM e Metrô”, afirma o secretário geral da geral da Alamys, Aurélio Rojo Garrido.
Ao final da visita o destaque foi para a nova Linha 4-Amarela do Metrô como um marco na história do transporte público nacional, sendo a primeira que atua como uma Parceria Público-Privada (PPP) e que é a primeira linha da América Latina sem condutor (sistema driverless), ou seja, totalmente automatizada.
Seja o primeiro a comentar