Apesar das estações do transporte estarem prontas um ano antes, os recortes do jornal A Gazeta, de Joinville, revelam que a primeira passagem pela estrada de ferro aconteceu somente em 6 de junho de 1910.
Ao contrário do que muitos acreditam, a abertura oficial dos trilhos aconteceu cinco dias depois do programado. Segundo a historiadora Sílvia Kita, as autoridades deveriam ter comparecido no dia primeiro de junho para inaugurar a ferrovia. No entanto, os registros históricos não indicam o comparecimento dos políticos na data agendada. Em virtude disso, os governos de Jaraguá do Sul e Corupá iniciam as comemorações a partir desse fim de semana . A cidade de Guaramirim celebrou o aniversário na terça-feira (1).
Diversão em volta dos trilhos
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Jaraguá do Sul se transformou em um ponto de encontro entre visitantes e moradores. Conforme a historiadora, a diversão da época se concentrava em volta dos trilhos, o público ficava a espera do momento de chegada e saída do trem. “Passageiros com destino a Blumenau pernoitavam no município, e no dia posterior terminavam o roteiro de táxi”, conta.
Essa circulação de turistas proporcionou negócios comerciais mais dinâmicos e, principalmente, o mercado da hotelaria. As principais referências de hospedagem estavam instaladas próximas à estação ferroviária. Entre os hotéis da época se destacaram: Bradil, Central, Becker e Wensersky. “Cresceu o número de estabelecimentos de bicicleta, farmácia, calçados, açougues, alfaiates e restaurantes”, acrescentou.
Trem contribuiu para expandir empresas
Para se ter uma ideia da importância da estrada de ferro, os grandes empreendimentos instalados hoje em Jaraguá do Sul surgiram após a abertura do transporte ferroviário. Entre os renomados empresários herdeiros do progresso da época se destaca Rodolfo Hufenüssler – proprietário da empresa Duas Rodas Industrial, fundada em 1925, pelos pais Rudolph e Hildegard.
O negócio da família Hufenüssler desenvolveu a primeira produção de óleos essenciais no Brasil. Rodolfo conta que a matéria-prima chegava através do trem assim como os produtos eram exportados também pelo transporte ferroviário. A empresa ficava atrás do atual Terminal Urbano e depois se estabeleceu na rua Rudolfo Hufenüssler, na área central do município, onde tem a sede até hoje.
Além do empreendimento Duas Rodas Industrial, as empresas Max William, Chapéus Marcatto, Curtume Arnoldo Schmidt também se expandiram com a ajuda do tráfego ferroviário. Essa ampliação do ramo das indústrias saltou principalmente a partir de 1920 e desde então o município acolhe os negócios fundados nessa época. Tudo isso além da economia agrícola, que manteve o transporte somente através do trem até 1960.
Seja o primeiro a comentar