Está previsto para julho a chegada de um protótipo de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Macaé, no Norte Fluminense, que ficará exposto para visitação pública. O município implantará este tipo de transportes a partir de 2012, o contrato para compra das primeiras composições já foi assinado.
Executivos da empresa sul coreana Posco Ict, percorreram os 25 quilômetros da linha férrea conhecendo a ligação norte-sul (Lagomar-Imboassica) que o projeto pretende atingir. Segundo o Diretor Executivo da Posco, Seung Hwan, o interesse da empresa é de participar futuramente no caso da cidade optar por realizar a modelagem financeira conhecida como Parceria Púbico Privada (PPP).
O grupo foi recepcionado no gabinete pelo prefeito Riverton Mussi, que conversou com os empresários sobre o vigor econômico do município e o potencial para grandes investimentos.
A comitiva coreana não é a primeira a visitar o município para conhecer o projeto do VLT. O empreendimento vem ganhando repercussão e já foi apresentado para investidores espanhóis, que estiveram na cidade na semana passada. Com trabalhos iniciados em março de 2009, o projeto Metro Macaé conta com um Convênio de Operação Específica (COE) assinado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Secretaria de Estado de Transporte e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atual concessionária do trecho.
Seja o primeiro a comentar