Ferrovia será prioridade na França

O ministério da Ecologia francês acaba de finalizar o anteprojeto do novo plano nacional de infraestruturas de transporte, esperado há meses e que deveria ter sido apresentado no final de 2009. Ele define a política que será aplicada nos próximos 20 a 30 anos e avalia os investimentos em infraestruturas em quase 170 bilhões de euros, dos quais 90% em modos alternativos aos rodoviários e aéreos.


A prioridade do ferroviário é confirmada pelos 51,9% de investimentos, seguidos pelos transportes urbanos (32,3%), fluviais (9,2%), rodoviários (4,5%), os portos (1,6%) e os aéreos (0,5%). Este documento, uma aplicação da lei Grenelle 1 votada no verão de 2009, da qual ele retoma os esquemas do TGV (Trem de Grande Velocidade) (2.300 km de LGV (Linha de Grande Velocidade) até 2020 por 65 bilhões de euros), reproduz igualmente o plano de frete e o mapa da Grande Paris.


Será também objeto de arbitragens ministeriais no mais tardar no final de setembro além de ser submetido à consulta do público e das autoridades políticas locais, sendo em seguida apresentado ao Parlamento.

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Fonte: La Vie du Rail Intenational

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