Obra do TAV deverá criar até 72 mil empregos

A construção do trem de alta velocidade (TAV) – o chamado trem-bala – que ligará São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, deverá criar 72 mil empregos diretos e indiretos – cerca de 17% no período de construção e o restante até 2050. A estimativa faz parte do estudo de viabilidade do projeto encomendado pelo Governo.


O edital de concessão do trem-bala foi divulgado ontem no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o leilão está marcado para o dia 16 de dezembro, em São Paulo. A obra tem custo estimado de R$33,1 bilhões, dos quais R$ 19,9 bilhões devem ser financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Apenas no período de construção, a oferta de empregos deve ser de 12 mil vagas para o canteiro de obras, fabricação de equipamentos, além de postos relacionados ao suprimento de materiais de construção, por exemplo.


O estudo prevê ainda outros 30 mil postos de trabalho, sendo 23 mil no Estado de São Paulo, durante dez anos de operação devido ao aumento do tráfego e o desenvolvimento de zonas comerciais. Tais vagas estão relacionadas a serviços nas áreas de comércio, transporte, indústria e logística. Já a longo prazo, por volta de 2050, a estimativa é de mais 30 mil novos empregos, resultantes das mudanças na economia regional, como a entrada de novas empresas no mercado e a ocorrência de novas atividades econômicas.


Já a longo prazo, por volta de 2050, a estimativa é de mais 30 mil novos empregos, resultantes das mudanças na economia regional, como a entrada de novas empresas no mercado e a ocorrência de novas atividades econômicas.


De acordo com Carlos de Faro Passos, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e consultor na área de infraestrutura, a construção civil será o setor que mais necessitará de mão de obra inicialmente. E as necessidades englobarão desde engenheiros até pedreiros para a execução da obra.


Já na área da indústria, os empregos devem ser criados no país que executará o projeto, já que a tecnologia do trem de alta velocidade será importada. Empresas de projetos para detectar e fazer estimativas de custos também devem se beneficiar com a obra.

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Fonte: Jornal da Tarde

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