Políticos e empresários alemães estiveram nesta quarta-feira, na Secretaria de Transportes. A comitiva se reuniu com o secretário Sebastião Rodrigues e com o subsecretário Delmo Pinho para discutir projetos do setor previstos para os eventos esportivos internacionais que o Rio vai receber até 2016, quando a capital sediará os Jogos Olímpicos. O secretário Sebastião Rodrigues fez uma apresentação sobre os principais projetos para a área de transportes, que envolvem investimentos tanto do Estado quanto da Prefeitura que juntos somam mais de 10 bilhões de reais.
O sistema de trens urbanos, operado pela SuperVia, receberá mais 90 novas composições e outros 94 trens serão inteiramente reformados. Já foram encomendados na China 30 veículos, todos de tecnologia avançada e equipados com ar-condicionado, que começarão a ser entregues em março de 2011. Os usuários do metrô contarão com duas novas estações: a Cidade Nova, que será inaugurada ainda este ano, e a Uruguai, quarta estão do bairro da Tijuca, que será inaugurada até 2014. Além disso, o Estado fez um acordo com a Concessionária Metrô Rio para a compra de mais 114 novos carros, que começam a chegar no fim de 2011, aumentando assim a frota para a Copa do Mundo.
A extensão do metrô até a Barra da Tijuca (Linha 4) é um dos principais projetos do Governo do Estado para as Olimpíadas de 2016. Serão seis novas estações ao longo de Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado e Barra. A maior parte da obra, no trecho entre Gávea e Barra, já tem licitação concedida.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“É importante contar com países que tenham experiência em eventos internacionais. Em 2006, a Alemanha realizou com muito sucesso uma Copa do Mundo de futebol. Essa troca de experiência e a cooperação entre os países são fundamentais”, ressaltou Sebastião Rodrigues.
Os representantes alemães ficaram impressionados com os projetos apresentados e relataram que o Rio é um destino turístico de grande repercussão internacional, não só pelos eventos que o estado fluminense abrigará nos próximos anos, como também pelos investimentos feitos pelos governos estadual e federal. Participam do encontro os deputados federais alemães Dirk Fisher, Uwe Karl Beckmeyer e Patrik Döring, além do diretor para Serviços e Recursos Humanos da Lufthansa Airlines, Karl Urlrich Garnadt.
Seja o primeiro a comentar