GPAA e GT-Manutenção concluem reunião em SP

De 18 a 20 de agosto de 2010, em São Paulo, a 26ª Reunião do Grupo Permanente de Auto Ajuda/Grupo de Trabalho de Manutenção da Comissão Metroferroviária da ANTP atraiu mais de 60 especialistas de diferentes operadoras brasileiras e da argentina Metrovias.


Foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2010, em São Paulo, a 26ª Reunião do Grupo Permanente de Auto Ajuda/Grupo de Trabalho de Manutenção da Comissão Metroferroviária da ANTP. O encontro reuniu mais de 60 especialistas de diferentes operadoras brasileiras e da Metrovias, de Buenos Aires, para discutir temas referentes energia, telecomunicações, sinalização e controle, informou o secretário do grupo, Cleanto Costa.


Na abertura do encontro, o secretário-executivo da Comissão Metroferroviária da ANTP, Marcos Camelo, que representava o presidente da Comissão, Joubert Flores, explicou que o GPAA e o GT-Manutenção são, de fato, o mesmo organismo, decisão tomada quando o GT-Manutenção da Comissão Metroferroviária foi criado e que evita duplicidade e dispersão de esforços no segmento.


Jorge Secall, do Consórcio Via Quatro, definiu o grupo de especialistas como um “grande blog” para efetiva troca de experiências e conhecimentos, criado há mais de dez anos, quando aquele mecanismo da Internet nem existia.


Representando uma das operadoras anfitriãs, Mário Fioratti Filho, diretor da CPTM, assinalou que as equipes de manutenção representadas no GPAA/GT de Manutenção são os melhores especialistas do setor no País e poderiam atuar em qualquer sistema em operação no mundo. Em nome de outra operadora anfitriã, o diretor do Metrô-SP, Conrado Grava de Souza, enviou mensagem aos participantes, desejando êxito ao encontro.


O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metro (Aeamesp), José Geraldo Baião, destacou o papel de intercâmbio de informações proporcionado pelos encontros do grupo e aproveitou para convidar a todos a participar da 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em setembro de 2010, na cidade de São Paulo.


Para Gerson Toller, diretor da Revista Ferroviária, as equipes de manutenção metroferroviária têm diante de si um grande desafio com a perspectiva da introdução de novas tecnologias no setor, incluindo os Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), monotrilhos e o Trem de Alta Velocidade (TAV).


Luiz Antônio Cosenza, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (CREA-RJ) destacou que, em mais de dez anos de trabalho, as operadoras sempre puderam contar com soluções oferecidas pelo GPAA/GT-Manutenção. José Renato Lira, que representava o superintendente da CBTU em Recife, José Marques, assinalou a valorização que o segmento de manutenção metroferroviária tende a alcançar no País e parabenizou os técnicos presentes.


Ao final da solenidade, houve homenagem a Ricardo Torsani, da CBTU de Belo Horizonte, reconhecido por todos os membros do grupo como um dos principais artífices da criação e do fortalecimento do GPAA/GT-Manutenção ao longo desta década. Apesar de ter mudado de área dentro da CBTU-BH, Torsani ainda mantém firme contato com os colegas. Coube a ele anunciar para o período de 17 a 19 de novembro de 2010, na capital mineira, a realização da 27ª Reunião do GPAA/GT-Manutenção, cujo tema central será Material Rodante e Via Permanente.


Dois dias. Depois da solenidade de abertura, houve uma apresentação técnica a cargo de especialista da empresa OTN Systems, uma das organizações patrocinadoras do encontro. Mais tarde iniciou-se reunião interna do GPAA/GT-Manutenção. No segundo dia, pela manhã, houve visita técnica a instalações das empresas Orbe Brasil e Alstom Brasil, Unidade Bandeirantes – nesta, funciona a fábrica e engenharia de TIS (Transport Information Solutions), correspondente às soluções para sinalização e centros de controle.


Também em 19 de agosto, houve visita técnica ao Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que integra a rede do Senai-SP; e à tarde foi retomada reunião interna do Grupo no auditório do próprio Centro de Formação.


Na manhã do dia 20 de agosto, sexta-feira, concluiu-se a reunião interna do GPAA/GT-Manutenção, com a varredura de toda a pauta da reunião. Logo após houve a sessão de encerramento, com a presença do chefe de gabinete da Superintendência da CBTU-METRÔ BH, José Doria, que ratificou o convite para a 27ª Reunião do Grupo.


Patrocinadores, apoio e colaboração. Foram patrocinadores da 26ª Reunião as empresas Alstom, Orbe Brasil e OTN Systems. Prestaram apoio e colaboração à organização do encontro a CPTM, Metrô-SP, a ANTP e Associação Brasileira de Manutenção (Abraman). Participaram representantes das seguintes operadoras: Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, por intermédio das Superintendências de Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Maceió e Natal; CPTM (São Paulo); Metrô-DF (Brasília), Metrô Rio (Rio de Janeiro), Metrô-SP (São Paulo), Supervia (Rio de Janeiro), Via Quatro (São Paulo), Metrovias (Buenos Aires) e a Engeman (terceirizada do Metrô-DF).

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: ANTP

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0