O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro interino dos Transportes, Mauro Barbosa, visitou as obras de rebaixamento da via férrea e o contorno rodoviário norte de Maringá (PR) nesta quinta-feira (23). Barbosa também participou da assinatura de convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) e a Prefeitura de Maringá, para garantir a conclusão do rebaixamento da ferrovia que cruza o perímetro urbano da cidade paranaense.
Para o Ministro interino, as obras já começam a dar retorno para a população. “R$190 milhões para as obras do Contorno estão aí. Há 22 obras prontas – viadutos, travessias e mais o rebaixamento de linha férrea. Estamos em um momento de prestação de contas”, afirma Mauro Barbosa.
As obras do contorno norte de Maringá, na BR-376, já foram iniciadas e já contam com 12 quilômetros de terraplenagem concluídos, de uma extensão total de 17,4 quilômetros. O investimento total é R$ 193,7 milhões e a meta do DNIT é concluir o empreendimento até o próximo mês de dezembro. As 12 obras de arte já foram entregues e o cronograma segue em ritmo normal.
“A implantação do contorno norte de Maringá é obra de fundamental importância para o contexto viário local e regional, uma vez que atenderá ao tráfego de longa distância. Essa obra vai garantir maior fluidez e, em conseqüência, retira da Avenida Colombo o tráfego pesado, melhorando as condições de circulação”, explica o superintendente do DNIT, no Paraná, José da Silva Tiago.
O contorno rodoviário e a modernização do trecho urbano da ferrovia que corta Maringá representam grande avanço no trânsito da cidade. A BR-376, por exemplo, tem uma travessia urbana, com o nome de Avenida Colombo e extensão de 9,3 quilômetros. O volume de tráfego, nessa via, chega a 22 mil veículos por dia, com registro de 761 acidentes, em 2009. Algumas melhorias já foram implementadas ao longo da Avenida Colombo, como nos cruzamentos em desnível com as avenidas Guaiapó e Tuiuti. O novo contorno gera 450 empregos diretos; e, segundo o DNIT, o ritmo das obras está acima do previsto.
A obra de rebaixamento da linha férrea eliminará cruzamentos e proporcionará maior integração norte-sul da cidade. O fluxo de veículos e pedestres era interrompido a cada hora e meia, em vias públicas de alta densidade de tráfego. A Prefeitura de Maringá, executora da obra, pretende concluir todo o rebaixamento férreo, restando 1,9 quilometro, em até 12 meses.
O ministro interino, Mauro Barbosa, conta que a situação das estradas paranaenses deve melhorar ainda mais. “No Paraná, 50% da malha rodoviária estava em estado péssimo. Hoje não existe mais o quadro de péssimo. Nos próximos 12 meses, vamos entregar o contorno rodoviário e o rebaixamento da linha férrea, mas vamos fazer mais”, afirma.
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