Chegou a nove o número de pessoas que morreram no acidente envolvendo um trem de carga e um ônibus na noite desta quarta-feira (8) em Americana, a 128 km de São Paulo.
De acordo com informações atualizadas na manhã desta quinta-feira (9), seis pessoas morreram no local do acidente, duas a caminho do Hospital Municipal Waldemar Tedaldi, e uma já no hospital, após atendimento, durante a madrugada.
Cerca de 15 pessoas ficaram feridas – cinco permanecem internadas em estado grave. O acidente ocorreu numa passagem de nível no cruzamento da Rua Carioba com Avenida Antônio Lobo, na região central da cidade, próximo ao terminal de ônibus urbano do município. O veículo havia acabado de sair do terminal e seguia no sentido bairro, para sua última viagem do dia.
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De acordo com os bombeiros, o trem carregado com soja atingiu o ônibus por volta de 23h15, arrastando o veículo por cerca de cem metros. Entre as vítimas fatais está o cobrador do ônibus.
A polícia investiga as causas da colisão – que pode ter sido causada por uma falha na sinalização da linha férrea ou uma desatenção por parte do motorista do coletivo.
“Existia uma composição já parada, pode ter levado o motorista a imaginar que a sinalização referia-se ao trem parado e não ao que vinha no sentido contrário”, explicou o tenente da Polícia Militar Sílvio Dias.
O vigia que estava no local garante que acionou a sinalização necessária para a passagem do trem, e diz que o motorista do ônibus não respeitou os sinais. “Sempre quando o trem vai passar, a gente aciona a cancela, que tem que acionar o sinal sonoro e visual e nisso o motorista desobedeceu essa ordem, passando, onde teve a colisão”, afirmou Ivanildo Nascimento.
A área ficou fechada durante toda a madrugada. Na manhã desta quinta-feira (9), os veículos já haviam sido retirados do local, mas bombeiros e funcionários da linha férrea permaneciam fazendo a retirada de ferragens. O maquinista do trem não teve ferimentos, mas ficou em estado de choque.
“A passagem é segura, desde que as pessoas cumpram com a sinalização”, afirmou Juarez Correia, coordenador de operações da linha férrea.
Em nota, a América Latina Logística (ALL), empresa que administra a linha férrea na região, informou que “lamenta o ocorrido e alerta para a necessidade de total atenção e respeito à sinalização nos cruzamentos com a ferrovia”.
A concessionária destaca que, de acordo com o Código Nacional de Trânsito (Artigo 212), “a linha férrea é sempre preferencial, sendo considerada infração gravíssima transpô-la sem parar”.
Confira na íntegra a nota da ALL:
“Um ônibus de transporte coletivo colidiu com um trem na noite desta quarta-feira (08), no perímetro urbano de Americana – SP. Nove pessoas morreram, seis ficaram feridas em estado grave e cinco tiveram ferimentos leves. O acidente aconteceu por volta das 23h20, quando o ônibus que deixava o terminal rodoviário atravessou a passagem de nível sobre o pátio ferroviário de Americana sem parar, no momento do cruzamento entre os trens. Testemunhas que presenciaram o acidente informam que a sinalização sonora e luminosa do cruzamento estava acionada, alertando para a preferencial e passagem do trem, mas não foi respeitada pelo motorista. Seguindo os procedimentos de segurança, os maquinistas também acionaram a buzina e os freios da composição, mas não foi possível parar a tempo de evitar a colisão, uma vez que o trem leva mais de 500 metros para parar totalmente após o acionamento da frenagem.
A América Latina Logística, empresa que administra a linha férrea na região, lamenta o ocorrido e alerta para a necessidade de total atenção e respeito à sinalização nos cruzamentos com a ferrovia. De acordo com o Código Nacional de Trânsito (Artigo 212), a linha férrea é sempre preferencial, sendo considerada infração gravíssima transpô-la sem parar. Isso deve-se ao fato de que o trem, pelas suas características, pode levar até um quilômetro para parar, mesmo após acionamento dos freios pelo maquinista.
Campanhas educativas
Preocupada em evitar ocorrências como esta, a ALL desenvolve campanhas educativas de segurança junto à motoristas e pedestres em cruzamentos com linha férrea, distribuindo panfletos que alertam sobre os cuidados necessários ao cruzar a linha do trem. O programa é permanente e abrange os principais cruzamentos dos principais municípios onde a empresa atua no Paraná e em outros cinco estados. A última campanha realizada neste local, em Americana aconteceu em julho deste ano.
Sinalização e responsabilidade de passagens em nível
Conforme o Regulamento dos Transportes Ferroviários, art.10o, parágrafo 4o, aprovado pelo decreto 1.832 de 04/03/96, “O responsável pela execução da via mais recente assumirá todos os encargos decorrentes da construção e manutenção das obras e instalações necessárias ao cruzamento, bem como pela segurança da circulação no local”.
Portanto, como a linha férrea é anterior a instalação do cruzamento, a responsabilidade é da administração municipal. Mesmo assim, a ALL realiza o reforço na sinalização nos cruzamentos mais movimentados.”
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