A cidade de Itapevi recebeu na última sexta-feira, 1º, uma estação de trem renovada. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inaugurou as obras que estavam sendo realizadas no local para tornar a estação mais moderna e acessível.
Com isso, assim como os pontos de embarque e desembarque Tamanduateí, Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, a estação de Itapevi trem qualidade de metrô, segundo a companhia.
O edifício construído no início da década de 1980 pela antiga Fepasa foi reformado e ampliado, passando à capacidade de até 40 mil passageiros por dia – um aumento de 60%, já que atualmente a estação recebe 25 mil usuários diariamente.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Acessibilidade
No que se refere à acessibilidade, a estação integrou dois acessos que a ligam aos dois lados da cidade. Um deles, que já existia e foi reformado, está no lado norte e o outro no lado sul. Também foi construída uma nova passarela e dois elevadores para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O acesso à plataforma central será feito por meio de escadas rolantes, fixas e elevador.
No visual da nova estação predominam as cores cinzas e vermelho. Já no que diz respeito à segurança, a unidade conta com sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, dispositivo de detecção de incêndio e telefonia, entre outros.
Seja o primeiro a comentar