Na tarde do dia 9 de novembro ocorreram as apresentações dos trabalhos vencedores do II Prêmio EDLP de Produtividade do Cliente Ferroviário. O Comitê de Julgamento escolheu três trabalhos para a exposição: o primeiro e o segundo colocados e uma menção honrosa.
O vencedor do prêmio foi José Ribamar da Costa Perdigão, com o projeto “Aplicação de Antiaderente em Vagões GDT”. O trabalho, desenvolvido em equipe, passou por um processo de estudos e testes que durou cerca de três anos. “Nós tínhamos um problema na MRS, que era a perda de produção ao fazer o descarregamento do minério de ferro, pois ele não soltava do vagão devido à umidade excessiva, nas épocas de chuva. Isso atrasava o trabalho, além de aumentar os riscos de acidentes”, explicou Perdigão.
Para solucionar o problema, a equipe da MRS realizou estudos para identificar o problema e buscar soluções. Em seguida, foi feita uma série de testes com quatro produtos que tornavam a parede do vagão menos aderente, sempre com o acompanhado dos clientes. “Só o projeto em si não teria sido suficiente se não houvesse essa participação do cliente, um trabalho em parceria”, revelou Perdigão. Hoje, a MRS já adaptou sete tabelas de trens e o objetivo é alcançar 18, até 2011, no maior terminal de descarga de minério da empresa, que está no Rio de Janeiro. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho que trouxe um resultado importante para a minha empresa e também para os clientes que viram o quanto esse projeto traz melhorias e vantagens”, comemora o engenheiro. O segundo lugar do Prêmio ficou para Marcelo Werly de Souza, que desenvolveu o trabalho “Otimização da descarga de carvão compactado”. Ao estudar a descarga de carvão dos vagões, Souza identificou soluções que facilitam o trabalho e permitem melhor aproveitamento do transporte.
O trabalho de Ricardo Soares de Souza, intitulado “SIMOF – Simulador de Mão de Obra Ferroviária foi reconhecido com a menção honrosa. O seu trabalho propõe a utilização do SIMOF como ferramenta que proporciona o aumento de produtividade da mão-de-obra.
O concurso selecionou os melhores projetos desenvolvidos a partir de investimentos feitos pelo cliente e que trouxeram resultados efetivos incluindo as operadoras ferroviárias.
O vencedor do prêmio ganhará uma viagem para a participação no “RSI Railway Interchange 2011” que acontece de 18 a 21 de setembro de 2011, nos Estados Unidos.
Clique aqui e veja a cobertura completa do NT 2010
Seja o primeiro a comentar