O indicado para a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, informou que a expectativa do governo estadual é de que a conclusão da primeira fase da Linha 4 (Amarela) do Metrô será entregue no primeiro semestre de 2011. Depois de ter seu nome anunciado para o cargo, o futuro titular da pasta antecipou investimentos na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que, de acordo com ele, receberá entre 2011 e 2012 mais de 400 trens.
Ele ressaltou ainda que a expansão da Linha 2 (Verde) do Metrô já está com a licitação pronta. Segundo Fernandes, amanhã também serão abertas as propostas para a Linha 17 (Ouro), que ligará a região do Aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi, por meio de monotrilho.
Questionado, o secretário indicado disse que não há dúvida de que a Linha 5 (Lilás) do Metrô não ficará pronta até da Copa do Mundo de 2014. Estamos preocupados com o desfecho da Linha 5, afirmou. Nós queremos realmente verificar todas as possibilidades de adiantar o máximo possível a solução, seja para nova licitação, seja para equacionar o que já está lá. Depois de denúncia de que houve fraude na licitação dos lotes três a oito da Linha 5, os contratos foram suspensos até que investigações, abertas a pedido do governo de São Paulo, sejam concluídas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo também recomendou hoje à presidência da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) que não autorize o início da execução dos contratos referentes à licitação da linha 5. A medida seria adotada até que terminem as investigações da própria administração pública ou o inquérito civil instaurado pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social para apurar suposta fraude no processo licitatório.
Be the first to comment