A Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira, a compra de mais quatro trens chineses, além dos 30 que haviam sido adquiridos no ano passado. As composições começam a chegar em 2011.
Na transação, o governo do Estado conseguiu negociar os novos trens pelo preço dos encomendados em 2009, com 0% de correção monetária. A notícia oficial foi dada pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, na Central do Brasil, durante a abertura da exposição de uma maquete que reproduz o layout dos novos trens.
O sistema ferroviário da região metropolitana, operado pela SuperVia, vai dar uma virada. Além da aquisição em si, esses trens comprados com recursos do Banco Mundial representam outra vitória para a população. O governo do Estado conseguiu negociar os novos quatro trens pelo preço dos encomendados em 2009, com 0% de correção monetária. Além disso, vamos reformar as 89 estações do sistema, disse o secretário.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A manutenção dos equipamentos também está assegurada. A Secretaria de Transportes negociou junto ao consórcio chinês a extensão da garantia técnica dos 34 veículos, a partir da data de entrega.
Os trens serão equipados com ar condicionado e sistema de informação ao passageiro, com circuito interno de TV e sistema de som ambiente, além de integração entre os carros. Cada trem custou U$5,5 milhões, exatamente o valor pago em 2009, quando foi assinado o contrato com os chineses. As aquisições fazem parte do Programa Estadual de Transportes 2 – PET2 – e foram financiadas pelo Banco Mundial (Bird).
Seja o primeiro a comentar