Idealizado pelo engenheiro Alberto Silva, o Trem de Prata passa pelos últimos reparos. O Governo do Estado, através da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), vai entregar o veículo para a população na primeira quinzena de março.
O trem é moderno, possui sistema de ar-condicionado reforçado para o calor de Teresina, motor Scania, frente nova de aço, paineis e janelas com maior resistência a degradações e revestimento em alumínio composto, câmeras e sistema de som.
Responsável pela empresa que faz a reforma dos trens da CMTP, o engenheiro Mário Brígido explica que a durabilidade do trem representa uma vantagem econômica na manutenção e na reforma dos trens e dos vagões. “Você tem hoje uma restauração e esse conjunto de trens custou quase o preço de um trem novo, um pequeno trem de duas unidades, uma restauração totalmente voltada para a adequação existente na praça, tanto em termo de mão de obra que foi treinada aqui mesmo como em termo de peças de reposição, a grande maioria das peças que foram colocadas aqui foram pensadas em durabilidades”, disse Brígido.
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A previsão da CMTP é de que o Metrô de Teresina possa transportar mais de 40 mil passageiros por dia com os 4 veículos em pleno funcionamento. O número equivale ao transporte feito por 50 ônibus coletivos, o custo também é menor, enquanto no ônibus o valor cobrado na passagem é de R$ 1,90 no metrô é R$ 0,50.
Com apenas um trem em funcionamento, de 6 horas às 20 horas, o Metrô de Teresina transporta 15 mil pessoas por dia. Para o diretor da CMTP, Marcos Silva, quando o projeto de estruturação do transporte ferroviário estiver pronto, o trânsito e o transporte público na capital vão mudar. “Estamos com recursos garantidos para novas estações e nas que já existem estamos fazendo manutenções, vamos adaptá-las para receber dois trens ao mesmo tempo e quando tudo estiver pronto o sistema será o mais eficaz da capital, descongestionaremos o trânsito, será uma nova realidade para nossa população”.
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