Nas margens da BR-040 e milhares de pessoas esperam um ônibus para o Distrito Federal. “Em dia de chuva molha mais dentro do que fora dos ônibus. Eles quebram com freqüência e são só sucatas, muito velhos”, fala um homem. “Tem que ser bem melhor, a qualidade dos ônibus, o conforto, tem muita gente que vem em pé cansada”, completa o consultor empresarial Paulo Henrique Ribeiro Braga.
E o que é mais grave: só uma empresa opera na região. “Aqui precisa de mais transporte, pois são poucos para muitos passageiros”, fala um homem. “A gente merecia um transporte mais adequado e mais ônibus”, destaca o técnico em segurança do trabalho Agnaldo Vieira Caetano.
Na falta dos ônibus, o trem de passageiros pode voltar a ser solução. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) confirmou que está fazendo um estudo sobre a possível revitalização da linha férrea entre Luziânia-Go e Brasília.
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Atualmente, estações e trilhos – que cortam várias cidades – estão abandonadas.
Na semana que vem, o governador vai fazer uma vistoria nos trilhos para avaliar o estado da ferrovia. A intenção é que os passageiros embarquem na estação da Rodoferroviária. O trem deve passar pelo Setor de Indústria e Abastecimento (SAI), Guará, Park Way, Núcleo Bandeirante e Valparaíso-GO até chegar em Luziânia.
“Seria uma parceria em conjunto com a empresa que já explora esse trabalho. O GDF e o Ministério dos Transportes querem fazer o transporte de passageiros nessa linha”, afirma o secretário de Obras, Luiz Pitman.
Pode ser a chance de resgatar um meio de transporte que muita gente só conhece por fotos antigas.
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