CBTC e novos trens devem reduzir superlotação

O presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, afirmou que a superlotação das linhas da rede metroviária paulistana deve ser amenizada com novos trens e a implantação da tecnologia CBTC (communication-based train control).


A resposta foi dada ao questionamento de como o governo está lidando com o número de passageiros, que aumenta à medida que a rede amplia sua extensão e abre novas estações. Caso exemplar é a Linha 2 – Verde, que inaugurou recentemente duas estações (Vila Prudente e Tamanduateí) e teve um aumento expressivo do número de usuários.


De acordo com Avelleda, o governo adquiriu 16 novos trens que já estão em operação na Linha 2 – Verde, sete novos trens para a Linha 1 – Azul e dez para a Linha 3 – Vermelha. Além disso, o sistema de sinalização CBTC, que reduz o tempo de intervalo entre trens, está sendo instalado em todas as linhas.


A inauguração das novas estações da Linha 4 – Amarela, chamada de ‘linha da integração’, também deverá ajudar a diminuir a superlotação, segundo o presidente. “Vai distribuir o fluxo. O fato é que, quanto mais gente usando o metrô, melhor. Menos trânsito, menos poluição e menos acidentes”, afirmou.

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