[galeria]Galeria de fotos[/galeria]
O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da CPTM, Mário Bandeira, apresentam novo simulador da operação de trens, nesta segunda-feira, 2, no Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart (CPTM/SENAI), na Lapa. Os dois novos simuladores serão usados para a formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional da companhia.
Similares a equipamentos utilizados em setores como a aviação e automobilismo, os novos simuladores possuem, cada um, duas cabines equipadas com toda a aparelhagem disponível em um trem real e uma tela que projeta a imagem da linha. Com o auxílio das áreas de circulação e controle operacional foi possível programar o equipamento para reproduzir as características dos trens das séries 2.000, 2.070, 2.100, 3.000 e 7.000. O simulador também possui dois postos de apoio específicos: um destinado ao instrutor, que controla e designa as atividades dos operadores; e outro de observação, com uma tela ligada diretamente à cabine de simulação, que permite aos alunos acompanharem e aprenderem com as situações enfrentadas pelos colegas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Entre as diversas aplicações, o instrutor pode preparar várias situações para que os alunos sejam surpreendidos por defeitos e falhas. O simulador pode apresentar também mudanças climáticas como chuvas, neblina e outras mudanças de ambiente para que o operador possa se adaptar às mudanças na linha. A empresa responsável pela programação do simulador é a Lander.
Seja o primeiro a comentar