A Vale informou que investirá US$ 2,9 bilhões para transformar o terminal privado de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), no maior porto do país em capacidade e volume de movimentação de cargas em 2012.
Esses investimentos serão direcionados à instalação de um novo píer de atracamento e obras de dragagem, que aumentam a profundidade do canal de navegação. Os aportes também incluem a duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC).
Segundo a Vale, o porto será uma alternativa aos três portos do Sul/Sudeste: Rio Grande (RS), Paranaguá (PR) e Santos (SP). “Além do aumento do volume de minério de ferro a ser escoado pelo porto, a movimentação de grãos terá em Ponta da Madeira uma importante base de transporte de soja e milho, produzidos no Nordeste (Maranhão e Piauí, principalmente), no Norte (Tocantins) e Centro-Oeste. Esses produtos serão transportados pela Ferrovia Norte Sul (FNS), operada pela Vale, em conexão com a Estrada de Ferro Carajás (EFC)”, informou em comunicado.
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Segundo a Vale, o novo píer – o quarto do terminal – vai elevar a capacidade em Ponta da Madeira para 150 milhões de toneladas em 2012, podendo receber cargueiros de 150 mil a 400 mil toneladas. De acordo com a mineradora, o píer terá capacidade de receber e carregar dois navios simultaneamente. O porto já é um dos maiores do mundo e o único a carregar plenamente o navio graneleiro Berge Stahl, de 346 mil toneladas e, agora, o Vale Brasil, de 400 mil toneladas.
A ampliação portuária está dentro do programa de expansão na serra norte de Carajás, que prevê um volume adicional de 30 milhões de toneladas em minério de ferro até 2012.
A Vale também informou que fez hoje em Ponta da Madeira o primeiro carregamento no cargueiro Vale Brasil, que, segundo a empresa, é o maior mineraleiro do mundo. O volume – 391 mil toneladas de minério de ferro – foi embarcado para um porto em Dalian, na China.
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