DNIT licita projeto da Ferrofrango

Há duas décadas se fala na implantação da Ferrovia do Frango, ligando Chapecó a Itajaí, de importância vital para a economia catarinense. Pois agora, finalmente, a Comissão Permanente de Cadastro e Licitação do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – está analisando a documentação das 27 empresas que estão concorrendo aos cinco lotes para elaborar o projeto básico de engenharia do que, oficialmente, está sendo chamado de Corredor Ferroviário de Santa Catarina. Os vencedores terão prazo de 360 dias para a elaboração do projeto com o traçado da ferrovia.


No Plano Nacional de Viação, a EF-487 é planejada para fazer a ligação entre Itajaí e Chapecó, com extensão estimada entre 580 e 670 quilômetros . Mais do que transportar somente frango, trata-se de um corredor fundamental para facilitar o escoamento da produção agropecuária e industrial de municípios como Blumenau, Rio do Sul, Campos Novos, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê e Chapecó até o Porto de Itajaí. Além de baixar os custos com transporte de produtos, sua utilização contribuirá para redução do fluxo de cargas em rodovias como a BR-470, BR-280, BR-282. O governo federal investirá cerca de R$ 31 milhões na elaboração do projeto.


A malha ferroviária brasileira, voltada para o serviço público de transporte de carga, tem 28,5 mil quilômetros de extensão e participa com cerca de 20% na distribuição da matriz de transporte do Brasil. Sua operação é realizada por intermédio de concessões à iniciativa privada. Cabe ao DNIT o planejamento, estudo e construção de novas ferrovias, bem como realizar melhorias nas transposições ferroviárias nas capitais e grandes cidades brasileiras, visando aumentar a segurança e adequar a capacidade operacional.


Investimento em ferrovias


A ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – estima um crescimento anual de cerca de 9% ao ano entre 2011 e 2020 em investimentos na movimentação de cargas e na criação de empregos nas ferrovias brasileiras. O diretor executivo da entidade, Rodrigo Vilaça, diz que “temos três ferrovias de classe mundial e de altíssima competência. Atualmente, nossas ferrovias transportam 20% de todas as cargas movimentadas no território nacional, que significa mais de 500 milhões de toneladas. Muitos confundem que a ferrovia brasileira não tem destaque em cargas conteinerizadas e de maior valor agregado. O Brasil é um país que necessita implantar uma nova cultura a respeito do sistema ferroviário”.


Em Santa Catarina a importância dos trilhos ferroviários em sua economia começou em 1884 – lá se vão 127 anos! – quando foi concluída a Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina. Com extensão de 164 quilômetros , foi originária de uma concessão obtida pelo Visconde de Barbacena com o objetivo de trazer o carvão mineral da então localidade de Minas, atual Lauro Muller, para o Porto de Imbituba.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Tribuna Catarinense

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*