Artigo: Fracasso anunciado

*Paulo Fernando Fleury é professor titular da UFRJ e diretor-geral do instituto ILOS.


A ausência de propostas para construção do Trem de Alta Velocidade (TAV) trouxe um grande alívio. O simples adiamento de uma despesa estimada em R$ 60 bi, com baixo impacto social e elevado risco de engenharia, já é motivo suficiente. Vários foram os motivos para que nenhuma proposta fosse apresentada, mas, sem dúvida, o mais importante foi a inexistência de um projeto executivo de engenharia.


Para um empreendimento desse porte, a elaboração de um projeto executivo de engenharia é mandatória para que se possa estimar, com o mínimo de precisão, o custo do empreendimento. Sem isso, o risco do projeto se torna insustentável, mesmo para empresas gigantescas como as maiores empreiteiras brasileiras. Sem confiança nos números apresentados pelo governo, e pressionados por informações desencontradas sobre os riscos do empreendimento, os agentes privados tomaram a decisão mais racional, ou seja, desistir da licitação.


Várias foram as informações negativas sobre o projeto. Uma das mais impactantes foi a entrevista do professor Zhao Jian, da Universidade de Transportes da China, publicada pelo Estado em 4/7/2011. Entre as várias observações, chama atenção a frase: “Não importa quem o construa, o trem rápido será deficitário”.


A decisão do governo brasileiro de insistir no projeto do TAV não vai resolver os problemas. Organizar a licitação em duas etapas e abrir o mercado a empresas internacionais vai, muito provavelmente, aumentar o número de potenciais interessados, o que, por si só, não garante que o projeto se tornará viável.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*